Home Curso de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e o Financiamento ao Terrorismo (CPLDFT - ESENI)

Curso de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e o Financiamento ao Terrorismo (CPLDFT - ESENI)

20 horas de conteúdo

Certificado de conclusão

Sobre o curso







Apresentação do Curso



O curso de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e o Financiamento ao Terrorismo (PLD/FT) oferece aos alunos e alunas conhecimento sólido sobre as legislações vigentes, marcos dos reguladores, melhores práticas do mercado.

A lavagem de dinheiro e o financiamento ao terrorismo são problemas globais que desafiam as instituições, governos e o mercado pela dificuldade na rastreabilidade do dinheiro, oferecendo riscos à integridade e a reputação.

A realização de programas de PLD/FT nas companhias é importante para reduzir os riscos, adotar as boas práticas do mercado e trazer o conhecimento aos seus colaboradores.

A concepção do programa foi desenvolvida em conjunto com representantes de cada tema abordado, a fim de garantir relevância prática de alta qualidade, trazendo conhecimento dentro dos mercados de bancos, mercado de capitais, seguradoras, cooperativas, fintechs, bens de luxo e cartórios. As aulas são ministradas exclusivamente por docentes com elevada experiência nos temas para proporcionar aprendizado qualidade que impacte na sua carreira.

Aproveite a leitura deste programa e entre em contato se tiver qualquer dúvida!

Cordialmente,
Professor Dr. Giovani Saavedra
Coordenador do Curso


Programa


Módulo 1: Principais Conceitos
1.1 Histórico;
1.2 Referências conceituais nacionais;
1.3 Compliance e Prevenção a Lavagem de Dinheiro e Combate ao Terrorismo (PLD/FT);
1.4 Referências conceituais internacionais;
1.5 A Governança de PLD/FT;
1.6 O sistema de PLD/FT no Brasil;

Módulo 2: PLD/FT em diferentes âmbitos
2.1 Instituições Financeiras e Bancos;
2.2 Mercado de Capitais;
2.3 Cooperativas de Crédito;
2.4 Bancos e corretoras de câmbio;
2.5 Fintechs e Instituições de Pagamento;
2.6 Seguradoras;
2.7 Bens de Luxo, Joalheria e Veículos de Luxo

Módulo 3: Sustentação do Programa de PLD/FT
3.1. Pilares de sustentação de PLD/FT;
3.2 Preparação para certificação.

Workshop - AO VIVO



Ao longo do ano, ofereceremos gratuitamente 4 workshops sobre o tema de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento ao Terrorismo (PLD/FT) aos alunos deste curso.

Dinâmica:
- Evento de até 2 horas com discussão sobre PLD/FT;
- Sanar eventuais dúvidas sobre o conteúdo do curso;
- Estes eventos acontecerão a cada 3 meses;
- Exclusivo aos alunos;
- Através de Zoom e possibilidade de interação com os palestrantes;
- Eventos não serão gravados.


Principais Informações



Público-Alvo
Todos os profissionais que trabalham em Instituições Financeiras e Bancos, no Mercado de Capitais, Cooperativas de Crédito, Bancos e corretoras de câmbio; Fintechs e Instituições de Pagamento, Seguradoras, Bens de Luxo, Joalheria e Veículos de Luxo e Cartórios.

Consultores, advogados, gestores de recursos humanos, economistas, administradores, Compliance Officers, encarregado de dados (DPO) e quaisquer profissionais que estejam trabalhando ou tenham interesse em desenvolver as ferramentas de Prevenção a Lavagem de Dinheiro e/ou Compliance com maior segurança e clareza a respeito das melhores práticas perante os seus colaboradores.

Não existem requisitos de admissão.

Duração do Curso
O aluno terá 6 meses a partir da compra para concluir a carga horária de 20 horas do curso.

Formato das aulas
O curso será via EAD com aulas gravadas e conteúdos para leitura utilizando uma trilha de conhecimento. As aulas são 100% online e gravadas disponíveis na plataforma da ESENI.

Início do Curso
Previsão de início da liberação dos módulos é dia 14 de junho de 2021. Após esta data, você terá acesso as aulas logo concluindo sua inscrição e pagamento do seu curso.

Cronograma de Liberação de Conteúdo
Módulo 1: Principais Conceitos – 01 de agosto de 2021
Módulo 2: PLD/FT em diferentes âmbitos – 07 de agosto de 2021
Módulo 3: Sustentação do Programa de PLD/FT – 14 de agosto de 2021

Acesso ao conteúdo
O conteúdo ficará disponível ao aluno pelo PRAZO MÁXIMO de 180 dias corridos após a compra.

Exame
O exame é composto por 30 questões de múltipla escolha. A pontuação mínima para obter o certificado é 18 acertos das 30 questões de múltipla escolha. Todos os candidatos têm 1 hora para conclusão do Exame.

Principais informações sobre o Exame

• A prova pode ser realizada com consulta;
• O candidato terá até 3 tentativas para ser aprovado na prova;
• Organize-se para estar em um ambiente calmo para ter tempo e total dedicação a realização do Exame.

Certificado
O aluno receberá o seu certificado digital da ESENI e do Instituto ARC após aprovação no exame final.

Investimento
Manifeste o seu interesse neste curso clicando no botão MANIFESTE O SEU INTERESSE para preencher o formulário.
Quando o curso estiver habilitado, enviaremos o e-mail para os profissionais que preencheram o formulário MANIFESTE O SEU INTERESSE.
 

Corpo Docente



- Alex Barreto - Diretor de Compliance Regulatório e Risco no BanQi

- André Demarco - Diretor na BSM Supervisão de Mercados

- David Figueiredo - Consultor na Bulldog

- Giovani Saavedra - Sócio da Saavedra & Gottschefsky Advogados

- José Leonélio - Consultor na PLD Consultoria

- Luciana Barbacova - Especialista em Compliance no Sicredi

- Luciano Pavarini - Gerente de Ética e Compliance na Stericycle

- Marcio Luz - Head Comercial na ESENI

- Rodrigo Silva - Gerente de Compliance no Banco MUFG

Coordenação:
Giovani Saavedra é advogado com experiência de mais de 15 anos nas áreas de Cyber/Digital Law, Compliance, Proteção de Dados, e Investigações Corporativas. Foi eleito o profissional mais admirado do Brasil no segmento Compliance pela Revista 500 nos anos de 2018 e 2019. Recebeu várias distinções pela sua contribuição à área de Compliance, destacando, dentre ela a recebida por ocasião do Law and Technology Symposium da Univesidade de Berkeley (California – USA) e pelo Instituto de Estudos Criminais - !TEC, em 2019. É profissional certificado internacionalmente pela mais respeitada certificação do mundo na área de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, a Certified Anti-Money Laundering Specialist (CAMS) e em Cyber and Digital Law pela Universidade de Berkeley (California – USA), uma das mais respeitadas do mundo nesse segmento. Além disso, é professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP (graduação, especialização, mestrado e doutorado), na qual leciona, dentre outras, a disciplina de Governança Corporativa, Compliance e Proteção de Dados e orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado sobre o tema, bem como coordenada a Especialização em Compliance dessa universidade. É sócio-fundador do escritório de advocacia Saavedra & Gottschefsky – Advogados Associados (www.saavedra.adv.br), que tem atuado fortemente na assessoria jurídica, bem como na assessoria e implementação de programas de Compliance para empresas de todos os segmentos. O autor também foi pesquisador do Institut für Sozialforschung (Alemanha, Frankfurt am Main) e Secretário-Geral do Instituto Transdisciplinar de Estudos Criminais (ITEC), de cujo Conselho é membro permanente. No período de 2008 a 2018, foi Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Compliance, Governança Corporativa & Inovação (PUCRS), Coordenador da Comissão Científica da Faculdade de Direito da PUCRS, bem como Assessor da Diretoria de Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da PUCRS. É também líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ética, Anticorrupção & Compliance da Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP. É o atual Presidente da Associação Brasileira de Auditoria, Gestão de Riscos e Compliance (ABRARC). No âmbito da prevenção à corrupção, tem atuação destacada na Ordem dos Advogados do Brasil, sendo membro da Comissão Especial de Compliance do Conselho Federal da OAB e o atual Presidente da Comissão Especial de Prevenção à corrupção da OAB/RS.